Férias é a melhor época pra viajar né, especialmente para as crianças e os adolescentes que tiram uma folguinha da escola e podem aproveitar as férias para conhecer lugares novos junto com a família.

Viajar para o exterior com menor possui algumas exigências que precisam de uma atenção maior, por isso agora vamos esclarecer um pouco com funciona.

Para os que viajarão acompanhados do pai e da mãe, ou responsáveis não é necessário autorização judicial, apenas o passaporte ou documento de identidade válidos.

Caso contrário, a autorização precisa ser feita quando:

  • O menor estiver viajando acompanhado de apenas um dos pais: é necessário uma autorização judicial ou uma autorização do outro responsável, neste caso, devem ser apresentadas duas vias originais reconhecida firma em cartório.
  • O menor estiver viajando com outros responsáveis maiores: como no anterior, é necessário uma autorização dos pais, reconhecida firma em cartório ou uma autorização judicial.

É importante saber sobre o embarque de menor acompanhado

Em todos os casos, é importante sempre certificar se todos os documentos estão em perfeito estado (sem rasgos, borrões, marcas de uso, etc), para que a identificação seja rápida e clara.

Nas autorizações escrita pelos pais, devem constar todas as informações pessoais e de contato, além de todos os detalhes da viagem: data e horário de embarque, cidade de destino etc.

Quando o menor estiver viajando desacompanhado, será preciso apresentar uma autorização judicial ou uma autorização dos pais, reconhecida firma em cartório, com duas vias originais. A data de validade da autorização pode ser estipulada por quem autoriza (pai ou mãe), caso contrário é válido automaticamente por dois anos.

Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes amam viajar e viajar com os filhos é garantia de diversão e momentos inesquecíveis. Procure sempre adiantar os documentos exigidos para evitar qualquer tipo de estresse. Levar os pequenos para conhecer lugares novos é o melhor presente que eles podem ganhar, não é mesmo?

Você pode também contar com um de nossos consultores especialistas da agência Carmim Turismo para te auxiliar na hora de fazer um voo internacional menor acompanhado.

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO DE PASSAGENS AÉREAS.