Viajar para Disney precisa de visto? Você ainda tem dúvidas quanto a viagens internacionais? Principalmente relacionado aos Estados Unidos, se é necessário o visto americano.

Está planejando uma viagem pra Orlando? Sonha em conhecer a Disney e outros parques temáticos da cidade? Antes de comprar passagens ou pacotes de viagem é necessário se preparar e a primeira coisa a se fazer è adquirir um passaporte e iniciar o processo de visto americano. Uma das maiores dúvidas que os brasileiros tem quando planejam conhecer a terra do Mickey è como fazer isso. A Carmim Turismo preparou algumas dicas de como conseguir o passaporte e em seguida como tirar o visto americano.

O passaporte

A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão dos passaportes e para a maioria dos casos, o processo é bem simples. O passaporte comum para brasileiros tem validade de 10 anos e após esse período um novo deve ser emitido. Não existe renovação de passaporte e a cada 10 anos, ou toda a vez que for necessário, um novo documento é emitido e você passa a ter uma nova numeração.

Documentação

É super importante ter em mãos todos os documentos originais no momento da solicitação do passaporte pela internet e também levá-los quando for até o posto da Polícia Federal. Os documentos necessários para a emissão do passaporte para cada pessoa da sua família são:

Documento de identidade para os maiores de 12 anos. Vale lembrar que pessoas com modificação de nome, como por exemplo, casamento ou divórcio, devem apresentar as certidões atualizadas e originais que comprovem a mudança.

Certidão de nascimento original e atualizada para os menores de 12 anos.

Título de eleitor para os maiores de 18 anos, juntamente com os comprovantes que votou no último processo eleitoral. Se na última eleição, houve 2 turnos, é importante levar os dois comprovantes, ou a declaração de regulamentação de título eleitoral, emitida nas juntas eleitorais.

  • Documento que comprove situação regular com o serviço militar, para os homens maiores de 19 anos.
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão de passaporte.
  • Passaporte anterior, quando houver mesmo que esteja vencido.

Para os menores de 18 anos, é necessário levar uma autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal, conforme modelo disponibilizado pela própria Polícia. Em caso de óbito de um dos pais, levar até ao posto da PF a Certidão de Óbito original.

Solicitação

Com todos os documentos em mãos e arrumados você deve fazer a solicitação do passaporte pela internet, no site da Polícia Federal. Na solicitação que deve ser feita individualmente, você deverá preencher todos os dados, documentos e até mesmo selecionar qual o posto que irá comparecer para levar os documentos originais. Somente depois de preencher toda a solicitação, o sistema irá gerar a GRU, Guia de Recolhimento da União que é uma espécie de “boleto bancário” que deve ser paga para a emissão do passaporte.

Com essa guia, você irá ao banco fazer o pagamento da taxa do passaporte. Depois de paga, você junta a GRU e o comprovante do pagamento, a todos os outros documentos que você já separou no passo 1, para entregar à Polícia Federal.

Comparecimento

Em algumas cidades, é necessário o agendamento prévio para comparecer ao posto em dia e horário determinados. Não é mais necessário levar foto para esse dia, já que atualmente a foto do passaporte é tirada na horas. Menores de 18 anos devem estar presentes, juntamente com seus pais e representantes legais.

Entrega

Pra buscar o passaporte, basta retornar ao posto da PF na data estipulada. O documento deve ser retirado pela própria pessoa. Para os menores de 12 que não assinam, é permitida a entrega do passaporte a um dos seus pais ou responsável legal, sem necessidade de novo comparecimento da criança.

Com passaporte em mãos, corra para casa e dê início a solicitação do visto.

Como tirar o visto americano

Há diversos tipos de vistos que servem para entrar nos EUA, mas aqui trataremos sobre o tipo que mais interessa a maior parte de nós, o chamado de visto de turista, visto B2. Esse visto, que ainda pode incluir viagens a negócio (B1/B2), é do tipo não-imigrante, ou seja, te permite ficar nos EUA por um tempo, mas não te autoriza a imigrar para o país: morar, trabalhar, etc.. O visto B2 ou B1/B2 deve ser emitido nos consulados ou na embaixada dos EUA, que estão em algumas cidades do Brasil. O processo é dividido em algumas etapas principais:

Solicitação do visto

A primeira etapa da solicitação do visto americano, é preencher o formulário de requisição que está disponível online no site do governo americano, o famoso formulário DS-160. O formulário está em inglês e também deve ser preenchido em inglês, mas o site oferece tradução das perguntas do formulário quando você passa o cursor do mouse sobre as frases. Nesse formulário, você vai preencher dados pessoais, de contato e informações sobre seu histórico de viagens, como por exemplo se já teve vistos negados ou se já foi deportado de algum país.

Agendamento das entrevistas

Com o DS-160 preenchido em mãos e o Application ID anotado, é hora de acessar o site de vistos dos EUA para agendas as entrevistas. Dependendo do seu caso, pode ser necessário agendar uma pré-entrevista, no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e uma outra entrevista subsequente no consulado ou embaixada. Em alguns casos de renovações, você pode ser dispensado da entrevista e só precisar comparecer à pré-entrevista do CASV.

Em fevereiro/2017 as regras de dispensa de entrevista mudaram um pouco, e só estão dispensados quem tiver menos de 14 anos ou mais que 79 anos, ou quem tiver um visto americano expirado há até 12 meses. Vale sempre checar o site do consulado para obter a informação oficial mais atual.

No meio do processo de agendamento, você terá que fazer o pagamento da taxa de emissão de visto, que para o caso do visto de turista é de US$160. Você poderá pagar a taxa por boleto bancário ou cartão de crédito. Aqui, é muito importante que você guarde ou imprima o comprovante de pagamento da taxa para levar a pré-entrevista no CASV.

Comparecimento às entrevistas

Já a entrevista consular, pode ser feita em São Paulo, Rio, Brasília ou Recife. O processo aqui é mais demorado e o cônsul irá determinar se você poderá ou não ter o visto dos EUA. Vale de novo a recomendação de levar documentos que comprovem os seus vínculos com o Brasil e que você tem intenção de retornar ao país depois de uma viagem aos EUA. Na grande maioria dos casos, a gente gasta um tempão arrumando tudo e eles não pedem nada, mas é melhor prevenir do que remediar.

Diferentemente do CASV, aqui as bolsas das mulheres podem entrar, mas eletrônicos não. Dica: deixe o celular em casa ou no carro. Os guarda-volumes podem sair bem caros. É importante levar também o comprovante de agendamento impresso, do contrário eles não deixarão você nem mesmo entrar no consulado.

Recebimento do passaporte com o visto (caso aprovado na entrevista)

Caso concedido, o consulado/embaixada irá ficar com o seu passaporte para imprimir o visto. O tempo de processamento demora cerca de 10 dias. Dependendo da sua cidade ou endereço, o sistema de agendamento irá te oferecer diferentes opções de entrega, que pode ser via Correios (Sedex), Transportadora (DHL), ou retirada no local. No último caso, você deverá voltar ao consulado alguns dias depois de sua entrevista, com o protocolo em mãos em um horário reservado para a entrega dos passaportes – aí não existe mais agendamento e a fila é formada por horário de chegada.

Os vistos americanos de turismo, têm validade de 10 anos na maior parte dos casos, mas esse tempo é definido pelo consulado que te entrevistar.

Agora que você já sabe qual é o primeiro passo para realizar seu sonho de conhecer a Disney e hora de procurar a Carmim Turismo para te auxiliar em todo processo desde o agendamento consular para o visto para tentar o até pacotes de viagens incríveis para Disney com toda comodidade e sem nenhuma preocupação.

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO DE PACOTE DISNEY PERSONALIZADO.