Viajar de avião sempre gera algum tipo de ansiedade né? Queremos chegar logo no destino, seja para encontrar amigos e família, resolver assuntos profissionais ou pessoais. E ai o que acontece? O voo é cancelado.

Esse tipo de transtorno é o principal problema entre os passageiros, e se você não sabe o que fazer se sua viagem for cancelada, vamos te ajudar.

É fundamental conhecer os seus direitos como passageiro aéreo.

  • Se seu voo for cancelado e você estiver no aeroporto de partida, terá direito a receber o reembolso total, incluindo a taxa de embarque.
  • Direito a remarcar o voo, sem custo algum, para a data e o horário que for melhor para o passageiro.
  • Direito a embarcar no próximo voo da mesma companhia ou de outra companhia, sem custo algum, para o mesmo destino. Desde que tenha lugares disponíveis.
  • Direito a receber acomodação ou hospedagem, e transporte.
  • Concluir a viagem por outro meio de transporte (ônibus, taxi, van) quando em trânsito ou próximo do destino.

No Brasil não importa o motivo do cancelamento, a responsabilidade é da companhia aérea.

Mas infelizmente as empresas brasileiras pecam nesse quesito, mesmo a lei estando ao lado dos passageiros, elas insistem em descumpri-la.

Fique sempre atento aos painéis de voo nos aeroportos, é muito comum a troca dos portões de embarque e se aparecer que seu voo foi cancelado, procure por um atendente da empresa. Informe para ele seu destino e o ocorrido, e solicite assistência.

Se a solução que a companhia lhe oferecer não for a que melhor te atende, você tem o direito de exigir que eles te deem outra opção.

Se você escolher pelo reembolso, o mesmo deve ser feito pela companhia imediatamente de acordo com a forma de pagamento utilizada para comprar a passagem.

Como evitar esse tipo de problema?

O trafego aéreo é mais intenso em véspera de feriado prolongado e datas comemorativas. Voos noturnos costumam atrasar mais que voos no período da manhã. Se você tiver algum compromisso importante, prefira voar na véspera!

Quando chegar ao aeroporto fique atento aos painéis e avisos sonoros. Se seu voo for cancelado e aparecer uma aviso “Procure a Cia. Aérea” você terá que ser rápido, pois na maioria dos casos, eles reacomodam os passageiros em outros voos e a ordem de chegada é determinante.

O cancelamento de um voo pode atrapalhar em diversas situações, por isso não deixe de cobrar os deveres da companhia aérea, e buscar pelos seus direitos.

Você pode também contar com um de nossos consultores especialistas da agência Carmim Turismo para te auxiliar caso você tenha um voo internacional cancelado.

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO DE PASSAGENS AÉREAS.